Bom dia pessoal, estou ativando um blog para começarmos a nos comunicar e tentar ativar um novo meio de discussão/forum, por gentileza queiram estrear este meio, criando já algum texto para discutirmos.
Como início deste processo que tal discutirmos sobre Vygotsky???
domingo, 27 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
16 comentários:
Teremos que postar nossos comentários neste "blog", e com certeza é iniciaremos com Vygostky... Afinal...
GAspar Menino.
Boa tarde, pessoal, apesar de ser um ambiente de tela simples, por gentileza gostaria de contribuições para melhorar a aparencia deste blog e também de assuntos para ser discutidos.
Abraços
Sérgio Hitomi
Gostei muito de Vygotsky o autor valoriza a escola, professor e a intervenção pedagógica, mostra como é importante o educador na formação do sujeito (aluno), na qual a aprendizagem desperta processos internos de desenvolvimento que só podem ocorrer quando o individuo interage com outras pessoas, o processo ocorre mais facilmente na escola que tem o ambiente que propicia o acesso ao conhecimento, onde os fatores biologicos (conhecimento do cerebro) e sociais (cultura atraves da constituição do ser humanao) são a construção de uma concepção entre mente e corpo.
Em complemento a apresentação de Vygotsky segue uma sintese das diversas linhas da Psicologia de Desenvolvimento:
•Para os teóricos Ambientalistas, entre eles Skinner e Watson (do movimento behaviorista), as crianças nascem como tábulas rasas, que vão aprendendo tudo do ambiente por processos de imitação ou reforço.
•Para os teóricos Inatistas, como Chomsky, as crianças já nascem com tudo que precisam na sua estrutura biológica para se desenvolver. Nada é aprendido no ambiente, e sim apenas disparado por este.
•Para os teóricos Construcionistas, tendo como ícone Piaget, o desenvolvimento é construído a partir de uma interação entre o desenvolvimento biológico e as aquisições da criança com o meio. Temos ainda uma abordagem Sociointeracionista, de Vygotsky, segundo a qual o desenvolvimento humano se dá em relação nas trocas entre parceiros sociais, através de processos de interação e mediação.
•Temos a perspectiva Evolucionista, influenciada pela teoria de Fodor, segundo a qual o desenvolvimento humano se dá no desenvolvimento das características humanas e variações individuais como produto de uma interação de mecanismos genéticos e ecológicos, envolvendo experiências únicas de cada indivíduo desde antes do nascimento.
• Ainda existe a visão de desenvolvimento Psicanalítica, em que temos como expoentes Freud, Klein, Winnicott e Erikson. Tal perspectiva procura entender o desenvolvimento humano a partir de motivações conscientes e inconscientes da criança, focando seus conflitos internos durante a infância e pelo resto do ciclo vital.
(extraído Perspectivas de Estudo do Desenvolvimento humano (Ribeiro, 2005).
GAspar Menino.
E para finalizar um relato da biografia e história...
Vygotsky: uma breve história
Vygotsky nasceu em 1896 na Bielo-Rússia, que depois (em 1917) ficou incorporada à União Soviética, e mais recentemente voltou a ser Bielo-Rússia. Nasceu no mesmo ano que Piaget (coincidência?!), mas viveu muitíssimo menos que este último, pois morreu de tuberculose em 1934, antes de completar 38 anos.
Foi o primeiro psicólogo moderno a sugerir os mecanismos pelos quais a cultura torna-se parte da natureza de cada pessoa ao insistir que as funções psicológicas são um produto de atividade cerebral. Conseguiu explicar a transformação dos processos psicológicos elementares em processos complexos dentro da história.
Vygotsky enfatizava o processo histórico-social e o papel da linguagem no desenvolvimento do indivíduo. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio. Para o teórico, o sujeito é interativo, pois adquire conhecimentos a partir de relações intra e interpessoais e de troca com o meio, a partir de um processo denominado mediação.
As principais obras de Vygotsky traduzidas para o português são "A formação social da mente", "Psicologia e pedagogia" e "Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem", “A Construção do Pensamento e Linguagem” (obra completa), “Teoria e Método em Psicologia”, “Psicologia Pedagógica”.
Vygotsky morreu em 1934, e sua obra permaneceu desconhecida no Ocidente até os anos 60, principalmente por razões políticas. Teve dois artigos publicados em periódicos americanos nos anos 30, e apenas em 1962 saiu nos Estados Unidos o livro Pensamento e Linguagem, edição a partir da qual foram feitas outras – inclusive a brasileira, mas que na verdade é uma compilação que corresponde a apenas um terço da obra.
O teórico pretendia uma abordagem que buscasse a síntese do homem como ser biológico, histórico e social. Ele sempre considerou o homem inserido na sociedade e, sendo assim, sua abordagem sempre foi orientada para os processos de desenvolvimento do ser humano com ênfase da dimensão sócio-histórica e na interação do homem com o outro no espaço social. Sua abordagem sócio-interacionista buscava caracterizar os aspectos tipicamente humanos do comportamento e elaborar hipóteses de como as características humanas se formam ao longo da história do indivíduo (Vygotsky, 1996).
Vygotsky et. al. (1988) acredita que as características individuais e até mesmo suas atitudes individuais estão impregnadas de trocas com o coletivo, ou seja, mesmo o que tomamos por mais individual de um ser humano foi construído a partir de sua relação com o indivíduo.
Suas maiores contribuições estão nas reflexões sobre o desenvolvimento infantil e sua relação com a aprendizagem em meio social, e também o desenvolvimento do pensamento e da linguagem.
GAspar Menino.
Continuando com Vygotsky, Newton Duarte em Educação Escolar, Teoria do Cotidiano e a escola de Vigotski (Polêmicas do Nosso Tempo -4ª Edição/2007), aponta duas hipóteses no estudo sobre as obras de Vygotsky:
A primeira diz: Para se compreender o pensamento de Vygotsky e sua escola é indispensável o estudo dos fundamentos filosóficos marxistas dessa escola psicológica.
A segunda diz: A obra de Vygotski precisa ser estudada como parte de um todo maior, aquele formado pelo conjunto dos trabalhos elaborados pela Psicologia-Histórico Cultural.
Reforçando a visão de que o ambiente externo influência o indivíduo de forma a aprender/associar com as experiências e a criar.
Sérgio Hitomi
Pessoal, boa noite.
Segue link sobre a Educar 2008 (Feira Internacional de Educação). A exposição é gratuita porém o cadastramento deve ser realizado com antecedência através do site: www.educador.com.br .
O período da feira é de 14 a 17/maio (na data de 17/maio o acesso somente será permitido através de convites). o horário é das 10h às 20h (exceção para o dia 14 que inicia às 15h).
Abraços.
Sérgio Hitomi
INFORMATIVO:
Se você está interessado em ampliar os seus conhecimentos sobre tecnologia educacional, o TecEduc@tion 2008 é um congresso imprescindível em sua agenda.
PÚBLICO-ALVO:
Gestores educacionais, pesquisadores, professores, especialistas em educação/tecnologia e de TI de todo o país.
INSCRIÇÕES
Para mais informações sobre o programa e outros detalhes:
www.teceduc.com.br
(11) 5535-1397
humus@humus.com.br
Vamos participar/divulgar.
Sérgio Hitomi
Sobre o trabalho da Prof. Claúdia
Quando o aluno já sabe a matéria o que devemos fazer?
Eu faço o aluno participar da minha exposição,varias vezes;Conclamo para ele ajudar-me com os outros alunos em exercícios e algum problema relacionado aos conhecimentos,enfim ele é eleito meu monitor e recebe uma nota adicional pelo seu trabalho.
Cristina Petrucci
Eh pessoal !!!!
Preciso do texto do livro do Celso Antunes.
A pedagógia e as competências............
Cristina Petrucci
Boa noite galera, gostaria de saber como que eu faço para inserir uma foto, pois não estou conseguindo. Tenham um bom resto de domingo.
Wellington Fernandes
Boa Noite
Preciso do power-poit da apresentação do trabalho "do aluno que sabe e o aluno que não sabe"
para concluir a apresentação.
abraços
Mauricio
O futuro dentro da sala de aula
Uso de tecnologia no ensino pode servir como estímulo ao aprendizado e desenvolvimento dos jovens
No lugar do quadro negro e do giz, um grande monitor conectado a um computador, em que o professor pode acessar páginas da internet, escrever, desenhar e ainda gravar as aulas e arquivá-las. Tudo isso é possível com a lousa digital, tecnologia que já é usada em diversas instituições de ensino. Além de tornar as aulas mais atrativas, a moderna lousa também facilita a vida dos alunos, que não precisam copiar o conteúdo das aulas, porque podem acessar os arquivos e consultá-los na hora de estudar.
Mauricio
Bom dia galera, estamos chegando na reta final,UFFFFFA!!!
Foi agradável estar esses meses com todos, por isso marquem o meu e-mail: wfbd@yahoo.com.br
Um grande abraço
Wellington Fernandes
Postar um comentário