quinta-feira, 5 de junho de 2008
CONFRONTO PEDAGÓGICO ENTRE SKINNER E PAULO FREIRE
Este livro estabelece um confronto que remete os pontos básicos da teoria de ensino-aprendizagem Skinnereana e da ideologia freireana. Skinner é tido como o pai do tecnicismo que é uma tendência liberal que sustenta a idéia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com aptidões individuais. Entretanto, os indivíduos precisam aprender a adaptar-se aos valores e às normas vigentes na sociedade de classe, mas esta liberalidade é direcionada para responder aos anseios de uma classe dominante. Já à Paulo Freire não se atribui uma teoria de ensino- aprendizagem. O seu método de alfabetização é uma conseqüência do seu pensamento filosófico, o qual, nas entrelinhas, proporciona vislumbrar uma metodologia de ensino que parte sempre da análise do contexto da educação. A pedagógica de Paulo Freire é libertadora porque propicia a ação segundo a própria determinação, ou seja. o educando detém o poder de agir. O ponto de partida: o método é o universo vocabular e as palavras geradoras extraídas de sua própria experiência. Um outro ponto em que podemos estabelecer distinção entre Skinner e Paulo Freire refere-se à noção de cultura. Para Skinner, a força de uma cultura está nos seus membros, já Paulo Freire utiliza-se do termo invasão cultural. Para Paulo Freire, só existe saber na invenção, na re -invenção, na busca inquieta, impaciente e permanente, que os homens fazem no mundo, como mundo e os outros. Para Skinner, é a investigação científica do ato de aprender que determina o conhecimento. Os instrumentos de ensino da linha Skinnereana são: a instrução programada, a maquina de ensinar, os módulos de ensino e as fichas didáticas. Os instrumentos de ensino da linha freireana partem do mundo e nele se inserem. Paulo Freire considera que o homem é um ser aberto para o mundo, dinâmico e capaz de transcender aos condicionamentos naturais e culturais de suas circunstâncias e por isso mesmo habilitado a interferir criativamente em suas próprias condições de existência. Skinnner prega a modelagem de comportamentos, ser fiel consiste em copiá-lo e aplicá-lo sob medida na sala de aula. Paulo Freire tem horror ao mecanicismo, à postura dos discípulos submissos e obedientes, ser fiel significa antes de mais nada reinventar-se com ele.
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2 comentários:
A filosofia de Paulo Freire é igual uma mentira bonita que deixa as pessoas felizes mas não funciona.
A psicologia de Skinner transformou sociedades pobres em economias sólidas oferecendo mais qualidade de vida à todos.
Mas vc não acha q confundem as coisas? Método de ensino e pensamento crítico são coisas diferentes
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